Ovos Nevados
Quando eu era criança, minha mãe sempre fazia Ovos Nevados. Pra mim, essa receita era a maior delícia, eu me lembro de dar pulinhos de alegria quando via minha mãe separando os ingredientes (Ovos Nevados mãe??? Ebaaaaaaaaaaaaaaa).
O engraçado é que eu pensava que esse era um doce super difícil de fazer, e que minha mãe devia usar muitaos ingredientes... Lembranças de criança...
Com o tempo, minha mãe parou de fazer o doce, e eu já não me lembrava mais de sua existência (culpa dos mousses e pavês da vida). Até que, pesquisando receitinhas, me lembrei: Ovos Nevados hummm....
Ovos nevados pra mim, tem gosto de infância, eu amava aquele creme docinho, em cima daquela nuvem branca (acredito vir daí a origem do nome), era gostoso até de olhar. A receita tradicional é bem simples: ovos, leite, açúcar, canela e essência de baunilha.
Existem versões mais modernas que acrescentam creme de leite, e leite condensado à receita, eu prefiro a tradicional, não só pra economizar nas calorias (sempre bom né), mas também porque era exatamente esse o doce que minha mãe fazia.
Ovos Nevados têm sabor de infância
Resumindo, é um doce bem baratinho, e uma ótima sobremesa (nunca vi quem não gostasse de ovos nevados), apesar de não ser muito conhecida (não sei o porquê viu). Apesar de a receita ser um doce de ovo, não fica aquele cheiro ou gosto, que pra muita gente pode ser enjoativo, prova disso é que meu pai, que não gosta do cheiro de ovo e nem liga muito para sobremesas (a não ser que seja rapadura), provou e repetiu...
Ovos Nevados - Receita Tradicional
Ovos Nevados - Receita Tradicional
1 litro de leite integral
6 claras
6 gemas
12 colheres de sopa de açúcar (cheias)
3 gotas de essência de baunilha (eu uso mais)
Canela para polvilhar
Modo de Preparo:
Bata as claras em neve até que fiquem bem firmes. Acrescente, uma a uma, 6 colheres de açúcar, e continue batendo até obter um suspiro. Coloque o leite para ferver, abaixe o fogo, e cozinhe as claras em neve, colocadas em colheradas. Deixe 15 segundos de cada lado, vire com cuidado para não quebrar. Após o cozimento, retire com uma escumadeira e coloque em uma compoteira ou um recipiente fundo. Reserve.
Bata as gemas com as outras 6 colheres de açúcar e a essência de baunilha, até que forme um creme. Desligue a batadeira, acrescente o creme ao leite do cozimento e leve ao fogo para engrossar, mexendo sempre, sem deixar ferver. Retire do fogo e continue mexendo até que esfrie (mexa para não talhar), jogue por cima das nuvens de suspiro cozidas. Polvilhe com canela em pó, leve para gelar e sirva.
Eu acrescento um pouquinho de amido de milho ao leite na hora de incorporar o creme de gemas, pra engrossar mais rápido, mas a consistência deve ser cremosa e não mingau.
Deliciosos Ovos Nevados...